sábado, 29 de dezembro de 2012

Hóquei no Gelo - Qualificação Sochi 2014

- O Hóquei no Gelo será disputado nas categorias masculina e feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- Os torneios serão compostos de 12 seleções no masculino e 8 no feminino.
- O número previsto de atletas é de 444 (276 homens e 168 mulheres).

- O primeiro critério de qualificação para o torneio masculino será o ranking Mundial da IIHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo) a ser divulgado após o término do Campeonato Mundial 2012. O torneio será realizado na Finlândia e na Suécia entre os dias 4 e 20 de maio. Os nove primeiros colocados no ranking mais a Rússia, país-sede, estarão automaticamente classificados para as próximas Olimpíadas.
- As três vagas restantes serão atribuídas aos países campeões dos torneios Pré-Olímpicos. Os torneios Pré-Olímpicos serão disputados em três etapas: Preliminar, Pré-Qualificação e Final.
- A fase Preliminar será disputada pelos países classificados da posição 28 para baixo no ranking Mundial, que desejarem participar. O número de torneios será definido após a confirmação do número de seleções a participarem. A data final para realização é setembro de 2012. Os três países vencedores estarão qualificados para a fase Pré-Qualificação.
- A fase Pré-Qualificação será disputada pelos países classificados da posição 19 a 27 no ranking Mundial mais as três seleções vencedoras da fase Preliminar. As doze seleções serão divididas em três grupos. Os jogos serão realizados entre os dias 8 e 11 de novembro de 2012. Os países vencedores de cada grupo estarão qualificados para a fase Final.
- A fase Final será disputada pelos países classificados da posição 10 a 18 no ranking Mundial mais as três seleções vencedoras da fase Pré-Qualificação. As doze seleções serão divididas em três grupos. Os jogos serão realizados entre os dias 7 e 10 de fevereiro de 2013. Os países vencedores de cada grupo estarão qualificados para os próximos Jogos Olímpicos.

- O primeiro critério de qualificação para o torneio feminino será o ranking Mundial da IIHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo) a ser divulgado após o término do Campeonato Mundial 2012. O torneio será realizado nos Estados Unidos entre os dias 7 e 14 de abril. Os cinco primeiros colocados no ranking mais a Rússia, país-sede, estarão automaticamente classificados para as próximas Olimpíadas.
- As duas vagas restantes serão atribuídas aos países campeões dos torneios Pré-Olímpicos. Os torneios Pré-Olímpicos serão disputados em três etapas: Preliminar, Pré-Qualificação e Final.
- A fase Preliminar será disputada pelos países classificados da posição 19 para baixo no ranking Mundial, que desejarem participar. O número de torneios será definido após a confirmação do número de seleções a participarem. A data final para realização é setembro de 2012. Os dois países vencedores estarão qualificados para a fase Pré-Qualificação.
- A fase Pré-Qualificação será disputada pelos países classificados da posição 13 a 18 no ranking Mundial mais as duas seleções vencedoras da fase Preliminar. As oito seleções serão divididas em dois grupos. Os jogos serão realizados entre os dias 8 e 11 de novembro de 2012. Os países vencedores de cada grupo estarão qualificados para a fase Final.
- A fase Final será disputada pelos países classificados da posição 7 a 12 no ranking Mundial mais as duas seleções vencedoras da fase Pré-Qualificação. As oito seleções serão divididas em dois grupos. Os jogos serão realizados entre os dias 7 e 10 de fevereiro de 2013. Os países vencedores de cada grupo estarão qualificados para os próximos Jogos Olímpicos.

Links:
Qualificação IIHF - PDF
Federação Internacional de Hóquei no Gelo
Site Oficial - Sochi 2014
Confederação Brasileira de Desportos no Gelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário