quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Biatlo - Qualificação Olimpíadas Sochi 2014

- O Biatlo será disputado em onze provas, cinco masculinas, cinco femininas e uma mista, sendo distribuídas 33 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 11 de bronze).
- As provas são as mesmas entre os homens e as mulheres: Individual, Velocidade, Perseguição, Saída em Massa e Revezamento. A décima primeira prova será o Revezamento misto.
- O número previsto de atletas é de 220 (113 homens e 76 mulheres).

- O primeiro critério de qualificação masculino será baseado no ranking por país da IBU (União Internacional de Biatlo) formado pelos resultados dos três melhores atletas nas provas: Individual, Velocidade e Revezamento, nos Campeonatos Mundiais de 2012 e 2013. Os países ranqueados da primeira à quinta posição terão direito a classificar seis atletas (para cada prova deverão selecionar no máximo quatro). Já as nações posicionadas da sexta à vigésima colocação poderão enviar cinco atletas (para cada prova deverão selecionar no máximo quatro). Os países classificados da vigésima primeira à vigésima oitava posição terão direito a qualificar um atleta.
- Entre as mulheres o primeiro critério de qualificação será baseado no ranking por país formado pelos resultados dos três melhores atletas nas provas: Individual, Velocidade e Revezamento, nos Campeonatos Mundiais de 2012 e 2013. Os países ranqueados da primeira à quinta posição terão direito a classificar seis atletas (para cada prova deverão selecionar no máximo quatro). Já as nações posicionadas da sexta à décima quinta colocação poderão enviar cinco atletas (para cada prova deverão selecionar no máximo quatro). Os países classificados da décima sexta a vigésima posição terão direito à classificação de quatro atletas (para cada prova deverão selecionar no máximo quatro). As nações posicionadas da vigésima primeira à vigésima sétima colocação terão direito a qualificar um atleta.
- O Campeonato Mundial de 2012 será realizado, na Alemanha, entre os dias 29 de fevereiro e 11 de março. Já o Campeonato Mundial de 2013 será disputado, na República Tcheca, entre os dias 06 e 17 de fevereiro.

- Cada país poderá escolher qualquer atleta desde que tenha obtido o critério mínimo de participação, inclusive para os revezamentos: I- dois resultados com desempenho superior a 20% da média de tempo dos três primeiros competidores nas provas Individual ou Velocidade nas competições: Copa IBU, Campeonato Europeu Aberto, Campeonato Mundial ou Copa do Mundo; II- duas colocações na metade superior no Campeonato Mundial Júnior; e III- um resultado obtido em cada item anterior.

- As provas possuem um limite máximo de inscrição de atletas: Individual masculina (88) e feminina (87); Velocidade masculina (88) e feminina (87); Perseguição masculina (60) e feminina (60); e Saída em Massa masculina (30) e feminina (30). Caso os países qualificados não utilizem todas as vagas, os países classificados no ranking a partir da vigésima nona posição no masculino e vigésima oitava no feminino poderão incluir um atleta até que o limite de inscrições seja atingido, desde que esses atletas tenham atingido o critério mínimo de participação. Para a prova de Revezamento Misto qualquer país que tenha dois homens e duas mulheres qualificados poderá participar sem limite de inscrições.

Links:
Qualificação IBU - PDF
União Internacional de Biatlo
Site Oficial - Sochi 2014
Confederação Brasileira de Desportos na Neve

Nenhum comentário:

Postar um comentário