domingo, 15 de setembro de 2013

Patinação de Velocidade Pista Curta - Qualificação Olimpíadas Sochi 2014

- A Patinação de Velocidade Pista Curta será disputada em oito provas, quatro masculinas e quatro femininas, sendo distribuídas 24 medalhas (8 de ouro, 8 de prata e 8 de bronze).
- As provas são: Individual 500 metros Masculino e Feminino, Individual 1000 metros Masculino e Feminino, Individual 1500 metros Masculino e Feminino, Revezamento 5000 metros Masculino e Revezamento 3000 metros Feminino.
- O número previsto de atletas é de 120 (60 homens e 60 mulheres).

- O primeiro critério de qualificação será baseado na "Classificação Especial de Qualificação Olímpica" da ISU (União Internacional de Patinação no Gelo), um ranking formado pelos resultados das duas últimas etapas da Copa do Mundo da temporada 2013/2014 (Torino e Kolomma). O ranking será composto pelos atletas que obtiverem mais pontos somados nas respectivas etapas da Copa do Mundo.
- Para cada prova um número de vagas estará disponível. Nas provas de 500 e 1000, 32 homens e 32 mulheres poderão se classificar em cada prova, com no máximo três atletas por país e prova; nas provas de 1500 metros, 36 homens e 36 mulheres poderão se qualificar em cada prova, com no máximo três patinadores por país e prova; e nas provas de Revezamento, oito times masculinos e oito times femininos, com quatro patinadores cada, poderão se qualificar em cada prova, com no máximo uma equipe por país e prova. Caso o número máximo de atletas em uma prova não seja atingido, os países que já estejam classificados em outras provas, poderão indicar os mesmos patinadores para suprir as vagas restantes, respeitando o limite máximo de três atletas por país e prova. Se ainda existirem vagas, os países qualificados para a prova de Revezamento e sem patinadores na respectiva prova poderão indicar os membros das equipes para suprir as vagas restantes, respeitando o limite máximo de três atletas por país e prova.
- Um país poderá classificar no máximo 5 homens e 5 mulheres se conquistar vaga nas respectivas provas de Revezamento. Caso contrário, terá direito a no máximo 3 homens e 3 mulheres, respeitando sempre o número de vagas conquistadas em cada prova.
- O país-sede, Rússia, terá direito a uma vaga em cada prova individual e nos Revezamentos, caso não tenha obtido qualificação pelos critérios anteriores. Nesse caso, o último país qualificado em cada prova perderá a sua vaga.
- Caso existam vagas para realocação, a prioridade será dada aos países ainda não qualificados na respectiva prova, seguindo a ordem do ranking "Classificação Especial de Qualificação Olímpica".
- As vagas são sempre do país, que pode indicar qualquer patinador regularmente inscrito na ISU.

Links:
Qualificação FIBT - PDF
União Internacional de Patinação no Gelo
Site Oficial - Sochi 2014
Confederação Brasileira de Desportos no Gelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário