quarta-feira, 1 de maio de 2013

Snowboard - Qualificação Olimpíadas Sochi 2014

- O Snowboard será disputado em dez provas, cinco masculinas e cinco femininas, sendo distribuídas 30 medalhas (10 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze).
- As provas são: Snowboard Slalom Paralelo, Snowboard Slalom Paralelo Gigante, Snowboard Cross, Snowboard Halfpipe e Snowboard Slopestyle, tanto entre os homens quanto entre as mulheres.
- O número previsto de atletas é de 252 (142 homens e 110 mulheres).

- O primeiro critério de qualificação será baseado na "Lista de Alocação de Quotas Olímpicas" da FIS (Federação Internacional de Esqui) formado pelos pontos dos atletas nas etapas da Copa do Mundo acumulados entre julho de 2012 e 19 de janeiro de 2014. O ranking será por evento, exceto as provas de Slalom Paralelo e Slalom Paralelo Gigante, cujo ranking será unificado. Para cada prova um número de vagas estará disponível. Entre os homens serão 32 vagas no Slalom Paralelo/Slalom Paralelo Gigante, 40 vagas no Halfpipe, 40 vagas no Cross e 30 no Slopestyle. Para as mulheres estarão disponíveis 32 vagas no Slalom Paralelo/Slalom Paralelo Gigante, 30 vagas no Halfpipe, 24 vagas no Cross e 24 no Slopestyle. Cada país poderá qualificar no máximo quatro atletas por prova; sendo quatorze homens e quatorze mulheres, com o limite de vinte e quatro atletas no total. Caso esse limite seja extrapolado, o país poderá escolher quais atletas deseja enviar.
- O país-sede, Rússia, terá direito a um atleta em cada prova, caso não consiga pelo critério anterior e desde que o atleta cumpra os critérios para participação descritos mais abaixo.
- Caso algum país desista de enviar um ou mais atletas, as vagas serão realocadas para os próximos países ranqueados na "Lista de Alocação de Quotas Olímpicas" em cada prova.
- Um atleta para representar seu país deverá ter terminado nas trinta primeiras colocações em uma das etapas da Copa do Mundo ou no Campeonato Mundial na respectiva prova em que estiver qualificado e ter no mínimo 100 pontos na "Lista de Alocação de Quotas Olímpicas", nas provas de Slalom Paralelo, Halfpipe e Cross; e 50 pontos, na prova de Slopestyle.
- A "Lista de Alocação de Quotas Olímpicas" final será divulgada pela FIS no dia 20 de janeiro de 2014.

Links:
Qualificação FIS - PDF
Federação Internacional de Esqui
Site Oficial - Sochi 2014
Confederação Brasileira de Desportos na Neve

Nenhum comentário:

Postar um comentário